A Falácia da Janela Quebrada

Resumidamente, o vídeo fala sobre a falácia que é dizer que o governo gastar dinheiro público proveniente dos impostos com obras públicas entre outras coisas é bom para a economia e para o desenvolvimento pois gerará emprego e renda, fora o fator multiplicativo da cadeia de produção dos insumos envolvidos.

A falácia está em se ignorar o fato de que se esse dinheiro não fosse gasto com obras, ele inevitavelmente reentraria na economia de alguma forma com os mesmos efeitos de investimentos em obras públicas a não ser que ficasse guardado.

O vídeo ilustra a falácia comparando com o caso de quebrar janelas, seu suposto efeito na economia e as consequencias supostamente “positivas” dele para a economia, assim como furacões, enchentes e terremotos.

Sobre Guilherme

Sou estudante de Ciência da Commputação e tenho meu foco especialmente voltado para a área de jogos a qual me interesso desde meus primeiros contatos com um computador. Nas horas vagas sou também ativista do Movimento Zeitgeist e do Projeto Venus e filósofo de botequim.
Esse post foi publicado em Curta o Curta e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s